5 relatos da historia brasileira que foram contados da forma errada

A história brasileira é repleta de controvérsias, batalhas marcantes e eurocentrismo. Sim, muitas informações da nossa história foram contadas de forma eurocêntrica, muitas vezes colocando o povo europeu como herói e salvador da pátria.

Outras, foram contadas de forma inverdadeira para poupar ou até mesmo, exaltar o governo. O que importa é que nem tudo que foi dito para você é realmente verdade.

Confira a seguir 5 relatos da história brasileira que foram contados da forma errada:

1. O descobrimento do Brasil

A primeira inverdade que você provavelmente aprendeu na escola está relacionada com o descobrimento do Brasil. Nos livros de história, existem informações que indicam que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil “por acaso”, enquanto tomava uma rota secundária para chegar ás Índias

Mas a verdade é que a recente chegada ao Caribe por outro descobridor deixou os portugueses atentos, vendo a necessidade de explorar novas terras. De acordo com os mapas encontrados, existia m terras desconhecidas a serem exploradas, que trariam grandes riquezas e prestígio para os pioneiros.

2. Abolição da escravatura

Você já deve ter ouvido falar em como a Princesa Isabel libertou os negros,, assinando a abolição da escravatura há cerca de 400 anos atrás. Mas, na verdade, a abolição da escravatura era um dentre diversos planos do Governo, que tirava a responsabilidade dos senhores de engenho sobre os negros e a colocava para o Estado.

Antes mesmo da assinatura ocorrida no dia 13 de maio, diversos movimentos negros lutavam para que a sociedade fosse mais igualitária e esses foram deixados de lado no momento da assinatura, sem ao menor ter suas ideologias consideradas.

3. Milagre econômico da ditadura

Sempre que pesquisamos sobre ditadura, existe uma defesa implícita nos registros históricos que a firma que a ditadura foi um período de milagre econômico.

O que não se menciona claramente é que a censura e a manipulação de dados era evidente durante este período e por isso, não se pode confiar nos dados oferecidos, pois há registro que muitos brasileiros estavam atuando sem direitos e recebendo menos de um salário mínimo.

4. Caracterização do indígena

Como sabemos, quando o Brasil foi descoberto pelos portugueses, aqui já existiam as tribos indígenas, que vivam em outros costumes em um ritmo desacelerado.

Essa diferença evidente entre a sociedade europeia e a tribos indígenas fez com que os portugueses criassem a imagem do índio preguiçoso, que não queria trabalhar e participar do progresso, quando na verdade, os portugueses interferiram em sua forma de existir.

5. História de Tiradentes

Apesar da figura de Tiradentes ser bastante evidente para a história, é importante ressaltar que a sua contribuição para época não foi instantaneamente reconhecida.

Na verdade, Tiradentes fazia parte de um grande movimento da elite da época e ao ser capturado, se rendeu de forma pacífica.