Curso técnico ou graduação: Qual a melhor opção para minha área?

Quando se fala na escolha entre curso técnico ou graduação uma dúvida se cria na cabeça de muitos jovens e adultos. Os dois possuem uma grande diferença e dependem muito do desejo individual dos interessados. Os dois oferecem grandes benefícios, mas a depender da área de atuação um se adeque melhor que o outro garantindo assim ser a melhor escolha.

Os cursos técnicos são opções para pessoas que buscam um conhecimento mais técnico e rápido. O curso é todo voltado para a parte pratica e objetiva de diferentes áreas, geralmente pessoas que tem o interesse de trabalharem em indústrias buscam em cursos técnicos a solução que muitas vezes é certeira.

Com duração de dois anos e um aprendizado mais focado os técnicos oferecem um conhecimento prático que se comparado com qualquer graduação não se tem igual. Professores que mostram fielmente como é uma vivência pratica e que ensinam detalhes especiais sobre as áreas escolhidas por cada estudante fazem parte do quadro de funcionários das instituições especializadas nas ofertas de cursos técnicos profissionalizantes.

Quando se fala em graduação é bem diferente de técnico, a graduação tem duração de 4 anos com alguns cursos sendo em 5 anos, o conhecimento é mais teórico e a prática muitas vezes só é vista na prestação dos estágios ou quando se consegue um emprego na área. A teoria garante o conhecimento, mas de forma mais tática na hora da atuação dúvidas podem surgir e a teoria pode ser outra. Esse curso se enquadra mais para pessoas que buscam uma carreira mais acadêmica ou que desejam seguir uma linha de pesquisa.

Principais instituições de ensino

Algumas instituições são referência quando se fala em cursos técnicos e graduações, principalmente quando já se tem a área de interesse preestabelecida. A ETEC é uma das mais importantes escolas técnicas do país e com as inscrições para a ETEC 2021 o número de vagas ofertadas pelos cursos foram ampliadas para o próximo ano.

Com a presença de instituições como a ETEC milhares de jovens e adultos já conseguiram se formar em um dos cursos ofertados e com isso garantirem uma carreira de sucesso em sua área de atuação. Informática, administração e agronegócio são alguns dos cursos ofertados pela instituição e que já vem gerando inúmeras oportunidades para os seus estudantes.

Para a aprovação e início dos estudos na ETEC os interessados devem fazer suas inscrições no vestibulinho e seus conhecimentos serão analisados para então começar a fazer parte da instituição e se qualificar perante sua área de interesse.

É muito importante lembrar que o curso escolhido, sua modalidade e a instituição são escolhas que dependem do objetivo final de cada um e tudo deve ser escolhido após um conhecimento e decisão previa de sua área do mercado.